Data: 25-09-2014
Criterio: N/A
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez
Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago
Especialista(s): Rafaela Compostrini Forzza
Justificativa
Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Forzza et al. 2013). Restrita ao Cerrado, onde se desenvolve em Campos Rupestres (Wanderley et al. 2009). São necessárias maiores informações sobre a biologia e ecologia da espécie a fim de avaliar o real estado de conservação na natureza.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: ;
Família:
Espécie descrita em Phytologia 7: 109, tab. 1, fig. 16-19. 1960.
A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no Estado de Minas Gerais (Forzza et al. In Lista de Espécies da Flora do Brasil; Forzza et al., 2013), no município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó, em altitudes entre 600 e 1.300 m (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).
Erva terrícola ou rupícola de ocorrência no bioma Cerrado, em campos rupestres (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009) e campo sujo, de solo arenoso (BHCB; Barreto, H.L.M. 2122).
A espécie floresce entre agosto e fevereiro (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).
1.3 Tourism & recreation areas
Incidência
local
Severidade
low
Detalhes
O turismo é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Parque e Nacional da Serra do Cipó. Muitas vezes, contudo, é realizado de maneira desordenado e sem fiscalização, sendo assim considerado uma atividade conflitante para a conservação da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).
2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O uso do solo para o desenvolvimento da pecuária e estabelecimento de pastagens é uma das principais ameaças para os objetivos propostos para o Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).
5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência
regional
Severidade
medium
Detalhes
A espécie ocorre no Planalto de Diamantina, região que tem sido descaracterizada pelo extrativismo de diversas espécies vegetais (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009). A espécie ocorre no Planalto de Diamantina, região que tem sido atingida por queimadas constantes (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).
8.1.1 Unspecified species
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no interior da Unidade e arredores (MMA/ICMBio, 2009).
1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó.
- FORZZA, R.C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J.A.; MARTINELLI, G.; MONTEIRO, R.F.; SANTOS-SILVA, F.; SARAIVA, D. P.; PAIXÃO-SOUZA, B.; LOUZADA, R.B.; VERSIEUX, L. 2013. Bromeliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5891).
- WANDERLEY, M.G.L.; LOUZADA, R.B.; SOUSA, G.M.; LIMA, T.T.; VERSIEUX, L.M. Bromeliaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.
CNCFlora. Dyckia mello-barretoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dyckia mello-barretoi
>. Acesso em .
Última edição por Rafaela Compostrini Forzza em 23/09/2014 - 12:47:57